segunda-feira, 20 de maio de 2013

Licença Maternidade de 06 meses não passa em 1ª votação



       Quando idealizei esse blog, fiz a intenção de ir às reuniões da Câmara da nossa cidade, no entanto, o precioso tempo que todos reclamamos não ter, me impediu em diversas ocasiões de cumprir com essa intenção, mas, no último dia 13/05/2013, a convite da Vereadora Valquíria, fui com minha esposa presenciar o que esperávamos ser a votação de um projeto de lei de grande valia, principalmente, para as mulheres de Veredinha, esse projeto elevaria o licença maternidade de 04 meses (120 dias) para 06 meses (180 dias).
       O prédio da Câmara estava repleto de munícipes que sabiam da relevância do projeto, no entanto, o que vimos foi vereadores despreparados e interessados em apenas "aparecer" frente a tantos eleitores que ali estavam, e embora a cordialidade tomasse conta da reunião com "nobre vereador" pra cá, e "nobre vereador" pra lá, a percepção que tive é que a qualquer momento alguém iria desferir palavras grossas contra seus colegas de "profissão", mas o decoro parlamentar felizmente não deixou isso acontecer.
       Se não bastasse tanto "nobre vereador", o interesse da noite foi deixado de lado, e logo que saiu de pauta o projeto que tanto interessava, o prédio da câmara se esvaziou por completo, ficando apenas os vereadores, os funcionários do legislativo e mais três pessoas até o final da reunião.
        Se você tiver oportunidade, não perca as reuniões da Nossa Câmara Municipal, te garanto que servirá de exemplo melhor do que qualquer comício que você já tenha ido e aplaudido um candidato, lá eles são reais, e sinceramente, te fará pensar duas vezes em quem votar.
        No final, o projeto não foi votado e quem está perdendo são nossas queridas mães. Aguardemos.

3 comentários:

  1. Já foi realizada uma nova reunião para aprovação do projeto? Cabe mencionar que quem perde com a não aprovação de um projeto de lei tão importante não são apenas as queridas mães, são também os bebês que se beneficiariam enormemente das inúmeras vantagens do aleitamento materno. Seguem algumas informações relevantes:
    O leite materno é um alimento completo. Isso significa que, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos.
    É bom que o bebê continue sendo amamentado até 2 anos ou mais. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe.

    Benefícios para o bebê
    - O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os 6 meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite, porque foi feito para ele.
    - Funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças.
    - Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho.
    - A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê.
    - Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.

    Benefícios para a mãe
    - Reduz o peso mais rapidamente após o parto.
    - Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia de anemia após o parto.
    - Reduz o risco de diabetes.
    - Reduz o risco de câncer de mama e de ovário.
    - Pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez nos primeiros seis meses desde que a mãe esteja amamentando exclusivamente (a criança não recebe nenhum outro alimento) e em livre demanda (dia e noite, sempre que o bebê quiser) e ainda não tenha menstruado.

    Fone: Ministério da Saúde. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=33806.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela contribuição Joseane

    ResponderExcluir